5 dicas de como tirar manchas de roupas e vestidos de festa

5 dicas de como tirar manchas de roupas e vestidos de festa

Quando compramos uma roupa de festa ou vestido com tecidos delicados, precisamos tomar alguns cuidados na hora de tirar eventuais manchas e lavar essas peças em casa.

Alguns tecidos não podem ser centrifugados e nem sofrerem atritos e esfregaço, como fazemos com as peças muito sujas.
Por isso separamos 5 dicas infalíveis para que sua roupa permaneça intacta e linda por mais tempo.

1 – Pedrarias

A primeira dica é peças de roupas com pedrarias (blusas, vestidos etc…) devem ser lavadas a mão e com sabão de côco, outros sabões podem conter agentes e ácidos que poderão desbotar a roupa.Cuidado para não esfregar, ao esfregar as pedras podem soltar pode usar uma bacia e colocar o sabão de coco diluído na água e deixar a roupa por poucos minutos para que a sujeira amoleça. Caso tenha uma mancha, você pode usar um tira manchas somente no local e por pouco tempo. Logo em seguida lave delicadamente até que saia todo o sabão, pode utilizar amaciante e enxágue.

5 dicas de como tirar manchas de roupas e vestidos de festa

2 – Seda

As roupas de seda dependendo da peça e da instrução contida na etiqueta, podem ou não ser lavadas em máquinas de lavar que possuem ciclos especiais para roupas delicadas. Além da lavagem no ciclo adequado, são vendidos no mercado, sacos próprios para colocarem as roupas delicadas e lavá-las de forma protegida sem que entre em contato direto com outras roupas ou com o batedor da máquina. Outro cuidado antes de lavar as peças é colocar um pano branco por cima da roupa e passar o ferro quente, caso fique alguma mancha no tecido branco isso indica que a roupa solta tinta e não pode ser deixada de molho, deverá ser lavada imediatamente para que mantenha sua cor.

5 dicas de como tirar manchas de roupas e vestidos de festa

3 – Manchas de gordura

Para retirar manchas de gordura é necessário analisar se a mancha é recente ou antiga, para manchas recentes o detergente comum é um aliado importante, basta colocar uma boa quantidade nele no local da mancha, ele atua como desengordurante, caso tenha uma escova macia, pode ser até uma escova de dentes velha, passe na mancha até que forme bastante espuma, depois de alguns minutos, lave normalmente. Outro recurso é colocar talco de bebê em cima das manchas para que absorva a gordura. O giz branco e o amido de milho também podem ser utilizados, esfregando no tecido para que absorva a mancha. Depois lave normalmente.

5 dicas de como tirar manchas de roupas e vestidos de festa

4 – Manchas secas

Para retirar manchas secas, um método indicado e inusitado é usar spray laquê para cabelos, borrife e espalhe com um papel toalha sobre a mancha, deixe agir mais ou menos 35 minutos e depois lave, caso a mancha não tenha sido removida completamente, repita o processo até que ela desapareça, o método funciona. Se não tiver laquê pode recorrer ao uso de produto de limpeza multiuso, aqueles que sempre temos em casa, só tome cuidado para que o produto não possua cloro ativo ou água sanitária em sua composição, pois estes mancham as roupas que não forem brancas.

5 dicas de como tirar manchas de roupas e vestidos de festa

5 – Manchas de Tinta

Tem vários métodos para retirar manchas de tinta das roupas, se for roupa de poliéster um bom método é o uso do laquê para cabelos, quando colocado sobre a mancha de tinta, ela se espalha e o álcool contido na fórmula ajuda a quebrar as partículas da tinta e a mancha se expande e clareia. Borrife uma boa quantidade para garantir que seja bem absorvido, após alguns minutos pegue um pano branco ou algodão e vá batendo sobre a mancha para que eles absorvam o excesso da tinta, quando ela clarear bem lave a roupa normalmente.

5 dicas de como tirar manchas de roupas e vestidos de festa

Esperamos que estas dicas te ajudem a manter suas roupas lindas por muito mais tempo. Você poderá gostar do nosso post…