3 dicas para os preparativos para a Festa de Natal

Chegou o tão esperado final de ano, ao se aproximar das festas todos já começam a pensar nos preparativos, que incluem o cardápio, a lista de convidados, a escolha das comidas e bebidas, a organização familiar etc… Confira nossas 3 dicas para os preparativos da festa de Natal.

 

Assim, o ideal é que se você for a anfitriã precisa seguir algumas regrinhas básicas, como; calma para pensar em todos os detalhes, verificar se os convidados vão se oferecer em levar algum prato ou se você vai pedir, é  importante você saber antes o que irá servir, para evitar que levem pratos repetidos.

 

1 – A primeira dica, é o primeiro passo que é o cardápio, que precisa ser feito e pensado antecipadamente, e logo ir às compras para que ele seja cumprido, o ideal é comprar antes o que é possível, o que for congelado ou  itens que não tem problema com validade como enlatados, bebidas, que podem ser estocados antes, mas produtos frescos como verduras, legumes, o ideal é comprar mais próximo da data, esses cuidados são fundamentais para garantir um bom resultado.

 

Para agradar a todos o ideal é pelo menos ter um dos pratos curingas e tradicionais como: Chester, Peru, Tender, que são pratos populares e que se mantém firme na tradição agradando muita gente, mas você pode sempre inovar com segundas opções, garantindo pelo menos que as pessoas saiam satisfeitas e tenham opção de escolha. Hoje em dia temos os vegetarianos e veganos em alta, seria interessante você se informar antes sobre o hábito alimentar dos convidados, para poder oferecer um prato só vegetariano e não só agradar os carnívoros.E não esqueça as sobremesas. Uma boa dica é optar por sobremesas práticas e fáceis de fazer, embora os convidados tendem a levar sempre alguma, o ideal é deixar uma pronta. Lembrando que estamos no verão, sobremesas refrescantes e geladas como bolos, sorvetes, pudins e pavês dão um toque agradável. Os aperitivos são bem vindos, pois forram o estômago até a hora da Ceia, e hoje temos uma diversidade deles, como castanhas, torradas com patês, torradas com alho, palitos com ervas e temperos, tem lugar até para as populares barquinhas com recheios variados

.

2 – Assim que pensar e pré-definir o cardápio, porque ele pode sofrer modificações, caso algum ingrediente não 3 DICASseja encontrado, o próximo passo é fazer a relação de convidados e os convites. Você pode convidá-los por telefone, por e-mail enviando um belo convite virtual ou o grande amigo atual que é o whatsap, porém, não indicamos somente usá-lo, porque as pessoas recebem a mensagem e depois se perdem em meio a outras, por ser um tanto informal. Então envie um e-mail na dúvida. Peça para confirmarem presença, esse é um gesto educado e elegante, pois sempre tem quem leve pessoas a mais que aparecem no final do ano, sempre tem aqueles que vem passar férias ou visitar a família, é bom contar com presenças extras, namorados, namoradas, amigos etc…A noção do número de pessoas é fundamental para saber a quantidade necessária de comida.

3 – Na Hora do presente, quando tem muitas pessoas, o ideal é fazer um amigo secreto, já que nem todos podem comprar presente para todo mundo, o amigo secreto é uma boa estratégia, porém, quando há convidados estranhos ou acompanhantes, não funciona bem, aí cada um dá o presente ou junta todos em uma caixa devidamente nomeados, e alguém se veste de papai noel para distribuir, essa é uma boa saída, assim ninguém fica chateado, pois com certeza ganhará pelo menos um presente. Outra opção interessante seria a anfitriã comprar ou até mesmo fazer lembranças baratas e genéricas e dar uma para cada pessoa, é um presente simbólico mas que causa uma boa impressão nos convidados, mesmo para aqueles que você não conhece.

Não esqueça de investir na Decoração da mesa e da casa, é um detalhe importante que faz toda a diferença. Também não esqueça dos vinhos e a personagem chave que é a tão famosa Champagne. E para finalizar com chave de ouro aposte no visual e aproveite as ofertas da Exbou, afinal no final de ano todas querem ficar lindas e nós merecemos!